top of page
  • grupohsportugal

Como optimizar o processo de cura de feridas através da Nutrição


A Fase Catabólica Ocorre durante as Fases Inflamatória e Proliferativas. Por definição, o catabolismo é uma quebra de moléculas juntamente com uma liberação de energia. Durante o catabolismo, o corpo desvia recursos como carbohidratos, gorduras, proteínas e antioxidantes, entre outros, ao mesmo tempo em que libera hormonas do stress. A fase catabólica não deve ser de duração excessiva, pois o desvio de proteínas pode resultar em Desnutrição Energética de Proteínas (PEM). No PEM, as proteínas desviadas são enviadas para a ferida e não para outros órgãos, o que pode causar redução da massa muscular ou retardar a cicatrização.


Proteína A proteína é o aspecto mais importante da nutrição para a cicatrização de feridas. Uma ferida perde até 100 mg de proteína por dia exsudado ou drenagem. Os órgãos precisam de proteína para funcionar e a ferida precisa de proteína para curar. A proteína pode vir de fontes animais, como carne, ovos ou laticínios, como queijos. Fontes não-animais de proteína são vegetais e produtos à base de nozes, como a manteiga de amendoim. Apontar para 20 a 30 gramas de proteína em cada refeição e 10 a 15 gramas de proteína com cada lanche. (valor meramente indicativo)


Gorduras Ácidos gordos criam membranas durante a cicatrização. Iogurte ou queijo são exemplos de gorduras saudáveis ​​para absorver durante a cicatrização de feridas.


Carbohidratos Carbohidratos são importantes para prevenir o organismo de esgotar a energia da proteína durante a cicatrização de feridas. No entanto, deve-se ter cuidado para garantir que os carbohidratos saudáveis ​​sejam ingeridos em quantidades adequadas. A limitação dos carbohidratos à base de amido e à base de açúcar branco seria benéfica. Exemplos saudáveis ​​são grãos integrais, como aveia e arroz selvagem.


Vitamina C A vitamina C é um antioxidante. A vitamina C desempenha um papel no fortalecimento da ferida, criando colágenio, novos vasos sanguíneos e também ajuda na absorção de ferro. A ingestão total recomendada de vitamina C para a cicatrização de feridas é de 200 mg por dia. (valor, mais uma vez, meramente indicativo).


Vitamina A Esta vitamina também é um antioxidante e ajuda a controlar o processo inflamatório durante a cicatrização de feridas. Frutas vermelhas, ovos, peixes e verduras são fontes de vitamina A. A vitamina A pode ser tóxica se ingerida em grandes quantidades.


Zinco O zinco é um mineral que ajuda na divisão das células para construirr novos tecidos. A maioria das pessoas consome zinco através de carnes e não é deficiente em zinco. Pode ser benéfico consumir 15 mg a 50 mg por dia de zinco. (valores retirados de um estudo EUA).


Água É tão importante ficar hidratado! Beber 7 a 10 copos de água por dia ajudará na liberação das toxinas do corpo e promove a circulação.



Fonte da Imagem: www.woundeducators.com


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dieta e HS

bottom of page