top of page

Uma experiência de 12 anos da gestão da Hidradenite Supurativa na Lituânia

  • grupohsportugal
  • 25 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

Este estudo de 2018 da Vilnius University da Lituânia, apresenta-se como o primeiro estudo realizado no país sobre recomendações de tratamento para hidradenite supurativa (HS).

Foi efectuada uma análise retrospectiva de arquivo clínico com 46 pacientes com HS. Informações demográficas, histórico do paciente e resultados do tratamento foram incluídos na análise final. Testes χ foram usados. A significância estatística foi estabelecida em P ≤ 0,05.

Dos 46 pacientes, 52,2% eram do sexo masculino. As percentagens de pacientes com estágio de Hurley I, II e III foram de 41,3%, 30,4% e 28,3%, respectivamente. Pacientes com Hurley III HS foram mais propensos a serem fumadores e obesos. Os medicamentos mais prescritos foram antibióticos sistémicos (76,1%) e retinóides sistémicos (37,0%). Corticosteróides sistémicos (19,6%) foram mais prescritos para pacientes com Hurley III. Procedimentos cirúrgicos foram realizados em 54,3% dos pacientes. A complicação mais comum da doença foram contracturas (13,0%).







A conclusão deste estudo revelou uma associação entre tabagismo e obesidade e o estágio mais grave da HS. Os resultados mostraram que os medicamentos tradicionais utilizados neste estudo não foram eficazes para HS grave.



 
 
 

Comments


bottom of page